Disponibilidade: Imediata

Óleo Essencial Rosa De Damasco 10ml (Rosa Damascena)

R$ 78,90
Descrição do produto

Considerado um excelente óleo para o tratamento da pele, pois é um poderoso regenerador e rejuvenescedor de tecidos. Aroma doce e profundo.


Um estudo realizado no Irã demonstrou os efeitos benéficos da rosa de damasco (Rosa damascena) sobre o controle da pressão arterial, apresentando o potencial do seu óleo essencial para coadjuvar no manejo da hipertensão e atenuar as respostas cardiovasculares, que são desencadeadas em consequência à disfunção.


A pressão arterial é determinada a partir da força com que o nosso coração impulsiona o sangue pelas artérias, de modo que ele possa atingir os demais órgãos e tecidos. O nosso corpo, através de complexos mecanismos de regulação, adequa a pressão arterial às necessidades fisiológicas exigidas para cada momento, de forma a assegurar que as quantidades apropriadas de sangue cheguem onde são necessárias.


A hipertensão pode ser motivada por diversos fatores e manifesta-se quando há um desequilíbrio entre algum dos mediadores, que atuam na regulação da pressão arterial. Caracterizada substancialmente pela ausência de sintomas, calcula-se que cerca de metade dos indivíduos hipertensos sequer tenham conhecimento sobre a presença da patologia.


No referido estudo, a rosa de damasco foi avaliada sob a forma de extrato e aplicada como pré-tratamento em testes in vitro, nas concentrações de 250 mg/kg, 500 mg/kg e 1000 mg/kg. As doses mais altas atenuaram significativamente as principais respostas provocadas pela hipertensão como a pressão arterial sistólica, a pressão arterial média e a frequência cardíaca.


Os efeitos hipotensores da rosa damascena envolvem a inibição do sistema renina-angiotensina-aldosterona (S-RAA), um eixo endócrino composto por peptídeos, enzimas e receptores reconhecidos por exercer um importante papel na regulação da pressão arterial. Um dos pontos chaves de S-RAA é a angiotensina; um hormônio peptídico que causa vasoconstrição; ativação do sistema nervoso simpático; estímulo da secreção de aldosterona que provoca a retenção de sódio pelos rins e o aumento da pressão arterial.


O óleo essencial de rosa de damasco é amplamente reconhecido na aromaterapia por possuir uma influência expressivamente positiva sobre o sistema cardiovascular, auxiliando no controle do ritmo cardíaco e da circulação sanguínea.


Um estudo realizado no Japão, envolvendo quarenta e três mulheres, demonstrou que a inalação do óleo essencial de rosa de damasco pode modular as atividades do sistema nervoso simpático em adultos. Submetidas a inalação do óleo essencial por três minutos, as voluntárias apresentaram redução de 40% na atividade simpática e diminuição de 30% da concentração dos níveis de adrenalina. O estudo japonês teve o intuito de avaliar os efeitos fisiológicos da inalação de óleos essenciais sobre as atividades simpáticas humanas, apresentando o potencial destes para a correção de disfunções associadas a distúrbios como a hipertensão e a obesidade.